18/08/2015

Depressão: Minha experiência

Olá pessoal tudo bom?



Hoje venho falar com vocês sobre um assunto muito delicado, a depressão e a minha experiência, ainda não é uma etapa vencida em minha vida, mas decidi compartilhar, pois acredito que muitas pessoas podem opinar sobre o assunto!

Minha opinião antes da descoberta da minha depressão: Antigamente, quando não conhecia nada sobre o assunto, eu pensava que depressão era coisa de gente à toa, exatamente isso! Inacreditável, mas por pura ignorância e falta de conhecimento, eu tinha um certo pré-conceito sobre essa doença e não acreditava que as pessoas realmente passavam por isso, tentava achar causas que as levassem à isso e sempre chegava à conclusão de que as pessoas eram desocupadas, não faziam atividades que preenchesse a vida das mesmas... PURO ENGANO

O que desencadeou meu estado depressivo: Muitas pessoas encaram os problemas e situações da vida de formas diferentes, porém diversos acontecimentos familiares e no trabalho estavam me deixando muito chateada, à ponto de ter pesadelos frequentes sobre os meus problemas e a insônia que entrou bruscamente na minha vida, sendo que antigamente eu era a pessoa mais dorminhoca que eu conheço (dormia TODOS os dias à tarde das 13:00 às 17:00), porém eu já não conseguia mais dormir e nos momentos de insônia, só conseguia ficar refletindo à cerca dos problemas. Outro fato que também chamou minha atenção, foi a falta de vaidade, todos sabemos que mulheres em geral, são muito vaidosas, mas eu não tinha vontade de fazer as unhas, arrumar os cabelos (pentear) e nem vontade de tomar banho (sendo que eu era uma pessoa que tomava aproximadamente 6 banhos por dia)! Ou seja, tudo que estava acontecendo mudou minha vida  bruscamente para um estado de inércia que eu não tinha mais vontade de sair dele.

Procura por tratamento e diagnóstico: Sempre pensava como poderia solucionar todos os problemas sozinha, mas nunca chegava à uma conclusão e os problemas só aumentavam cada vez mais. Certo dia tive uma crise, em um momento que não conseguia suportar mais todos esses problemas, então foi a hora de procurar ajuda médica e começar um tratamento. Tive que me consultar à pressas com um psiquiatra, pois naquele momento eu só conseguia chorar e mais nada, não tive forças para trabalhar naquele dia. Na consulta fui diagnosticada com Depressão Leve, ou seja, início de depressão e insônia. Os médicos decidiram que eu deveria tomar um medicamento chamado Fluoxetina (revelei o nome, pois só é possível comprá-lo com receita médica), o qual eu devo tomar um comprimido na parte da manhã. Para cada pessoa há um tipo de reação ao medicamento, comigo em particular não aconteceu muita coisa diferente, somente aumento na vontade de fazer xixi.

Sugestões dos médicos: Os psiquiatras que me atenderam, sugeriram um tratamento com terapeuta, pois isso me ajudaria e também me deram algumas sugestões para encarar aqueles problemas que eu estava enfrentando de formar diferentes.

Conclusão: A depressão é uma fase muito difícil, em que muitas pessoas, assim como eu pensava antigamente, não entendem o que é a doença e  muitas vezes ao invés de ajudar só atrapalham, inclusive tive MAIS problemas com familiares e colegas de trabalho, que são justamente as pessoas que eu pensava que mais me ajudariam nesse momento! Graças à Deus tive apoio do meu namorado e de algumas amigas que são muito compreensivas! Comecei à fazer terapia, conversei bastante com a minha psicóloga e ela me encaminhou para um terapeuta, farei outro post sobre a terapia.

É isso pessoal! Desculpa o desabafo!

Comentem

Bjs



Um comentário:

  1. Oi Flor!

    Sim... é muito triste isso e só realmente quem passa por isso, sabe o quanto é dolorido e triste. Enfrentei isso ano passado com uma crise de ansiedade! Imagina: tristeza, choro, insonia, palpitações, falta de apetite ou apetite exagerado, dores de estomago e mais um monte de sintomas. Procurei um psiquiatra também e comecei medicamentos 3 meses depois estava boa, porém um fato começou a provocar tudo de novo, mesmo com medicamentos. Procurei terapia e o resultando foi que em 05 de janeiro desse ano tive alta do psiquiatra. Tive alta da terapia em maio desse ano, mas continuo ainda visitando a psicóloga pois passo por problemas na empresa e tive medo de ter recaída. O bom da terapia é que você acaba descobrindo o que te levou a esse ponto. A perca de pessoas queridas (falecimento) me levou a isso. Então se cuida menina e se precisar desabafar, deixo meu e-mail karina.guite@hotmail.com e ou me procura no facebook. Não sou especialista nessa área mas consigo entender o que passa com você!

    Apoio de pessoas de fora dos seus problemas como amigos e namorado te ajuda muito!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe junto ao seu comentário o link do seu blog, terei prazer em retribuir a sua visita!
Deixe também sua fanpage, twitter, canal do youtube que eu sigo todos!!!
Muito obrigada por comentar! Bjs e Volte sempre!!!
Bel Carvalho